sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cobra-cega...

Este vídeo é de uma cobra-cega ou cobra de duas cabeças. Na verdade a cobra-cega não pertence ao grupo dos répteis (cobras e lagartos), sendo parente mais próximo dos anfíbios (sapos, rãs, pererecas e salamandras). São os anfíbios menos conhecidos provavelmente por viverem enterrados no solo ou em lagoas. Pertencem a ordem Gymnophiona ou Apoda. São desprovidos de patas. Este ai mede 53 cm. Em breve enviarei fotos de maior qualidade.

Classe: Amphibia
Ordem: Gymnophiona ou Apoda
Foto: Eduardo Stehling
Data: 01/02/2009
Hora: 8:58 hs (GMT -3h)
Local: Fazenda Bela Vista
Município: Campo Belo, MG, Brasil


video

9 comentários:

  1. Refazendo a calçada, m/pedreiro, ao levantar um pedaço do calçamento, encontrou uma dessas. Assustado, por vê-la muito agitada, s/ajudande a matou. Vi um pedaço. Era clara. Disseram parecer uma cobra de 2 cabeças, pois não tinha cauda comprida e fina e de tamanho tinha uns 25cm. Acho que era a tal cobra-cega. Pergunto: Como pode aparecer em plena cidade? Moro em Santo André/SP. Mônica

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog.Estava em casa e achei uma cobra cega (eu acho que era uma) e procurando a respeito de cobras achei seu blog.Vou postar em meu blog do bixo aki a foto dela.Consegui pega-la com uma forquilha e soltei no mato proximo a minha casa.

    ResponderExcluir
  3. acho que ja peguei UMA DESas!!!!!!!!!!pensei que era uma minhoca grandona era parecida com a de cima , mas um pouco menor!!!!

    ResponderExcluir
  4. ja peguei uma na mão mas não sei se era uma cobra ou uma MINHOCA!!!!!!PQ ELAS SÃO TAO PARECIDAS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo,
    Como se trata de um Museu Virtual de Biologia, gostaria de fazer algumas correções importantes:
    1. O que está na foto e no vídeo NÃO é um anfíbio (da Classe Amphibia, Ordem Gymnophiona, como você diz!). Você mostra claramente um representante da Subordem Amphisbaenia dos répteis Squamata. A espécie é precisamente a Amphisbaena alba, que, no vídeo, mostra o seu movimento vermiforme característico.
    2. É importante também precisar zoologicamente esses animais vertebrados que possuem hábitos subterrâneos e que são cegos (pelo menos para a formação de imagens). Para uma classificação que tende à popularização, os zoólogos brasileiros classicamente costumam nomear os anfíbios gimnofionos como cobras-cegas. Os répteis anfisbênias, chamam de cobras-de-duas-cabeças. As cobras-cegas, em geral, são escuras, como um tom cinzento azulado e completamente inofensiva. A Amphisbaena alba que você mostra no vídeo é bem agressiva e pode dar mordidas muito fortes. O povo costuma dizer que quando morde, só larga quando troveja!
    Abraço,

    Carlos Jared
    Instituto Butantan

    ResponderExcluir
  6. cobra cega ou 2 cabeças, ela tem veneno e que a minha gatinha mato uma e eu quero saber
    se tem ou nao

    ResponderExcluir
  7. Estava em casa e quando me viro para a janela vejo uma dessas coisinhas sorrindo brevemente para mim, logo ela desapareceu na vegetação mas consegui ver claramente que ela usava aparelho ortodôntico e era estrábica. Criatura muito tímida, não deixo nem o numero de celular, orkut ou MSN. Fiquei decepcionado, pois foi uma chance única na vida.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eduardo!
    Encontrei seu blog por acaso, pois estava procurando mais info sobre a Cobra-de-duas-cabeças, esta Amphisbaena alba que você tem aí na foto mesmo!
    Ela apareceu duas vezes aqui em casa já. Consegui umas fotos bem bonitas. Porém, moro em SP. Elas também aparecem no meu quintal.
    Gostei do blog!
    Visite o meu também! www.meuquintal.com

    ResponderExcluir
  9. sou a favor da preservação da natureza, mas esse bicho quando infesta nos quintais onde se faz hortas devido a umidade não deixa sair nada,uma vez que eles furam certos túneis por baixo por onde escoa toda a agua e a planta não desenvolve.gostaria de saber se há um meio de prevenir a infestação.grato!

    ResponderExcluir