domingo, 1 de novembro de 2009

Premiação do documentário “Entre Montanhas e Muriquis”

Parte de um importante de um estudo realizado sobre as populações de macacos Muriquis no estado de Minas Gerais, o vídeo documentário “Entre Montanhas e Muriquis” vem acrescentar mais ao trabalho já realizado por Leandro Santana Moreira e sua equipe. Após anos de trabalho intenso de acompanhamento das populações de muriquis, com uma brilhante produção científica e também literária (vejam na postagem anterior sobre o livro "As Aventuras de Luna: em busca do paraíso natural") o documentário vem nos agraciar com as belíssimas imagens produzidas pelos pesquisadores envolvidos.


Então foi mais que merecido o vídeo documentário “Entre Montanhas e Muriquis” ser agraciado com o prêmio “Melhor Fotografia” da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Cine Odeon, localizado no coração cultural da cidade do Rio de Janeiro.

A mostra foi acompanhada por um público superior a 600 pessoas, em sua maioria composta por montanhistas, ambientalistas, jornalistas, cineastas e estudantes. Com uma propaganda abrangente, que envolveu chamadas em importantes jornais e programas televisivos nacionais, este evento é o único do gênero no país, o que o torna um importante veículo para a divulgação, discussão e conscientização de questões ambientais. Por isso, a seleção, exibição e premiação do vídeo “Entre Montanhas e Muriquis” foi um marco positivo, uma vitória para todos aqueles que defendem a causa conservacionista e, principalmente, para aqueles que acreditaram e apoiaram o projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis, responsável pela produção do vídeo, em parceria com a produtora Tanto Design.

O prêmio de melhor fotografia, mais do que qualquer outro, reflete o envolvimento, a dedicação e a busca pela melhor maneira de expressar a realidade da Serra do Brigadeiro em imagens. É o reconhecimento pelo trabalho de transmitir, através de cenas, as belezas naturais, a diversidade e a rotina de animais, pesquisadores e pessoas locais.

Mais importante do que a premiação foi a grande aceitação e envolvimento do público, que durante a apresentação do vídeo demonstrou enorme afeição pela Serra do Brigadeiro e pelos muriquis, aplaudindo com intensidade ao final da exibição.

Leandro e os pesquisadores envolvidos concluem que da melhor forma possível o sonho de informar a cada telespectador sobre a existência, importância e beleza dos muriquis num de seus últimos habitats: a Serra do Brigadeiro. Torna-se fato que o trabalho dos últimos 5 anos, executado por vários pesquisadores e colaboradores, não foi em vão. Por maiores que tenham sido as dificuldades, a premiação, aceitação e acolhimento do vídeo “Entre Montanhas e Muriquis” é a melhor forma de se saber que o esforço valeu à pena!

Finalmente, é certo que não podemos voar, mas podemos caminhar e, sem dúvidas, a equipe Montanhas dos Muriquis contribuiu com mais um passo concreto rumo a um ambiente mais harmonioso e naturalmente equilibrado!

A realização do vídeo documentário “Entre Montanhas e Muriquis” foi possível graças ao empenho dos pesquisadores, colaboradores e estudantes envolvidos diretamente com o projeto, além do apoio do Instituto Estadual de Florestas, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e da ONG Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental. A realização do documentário foi feita com recurso da compensação ambiental e o convenio IEF /CECO.


Assista o trailer do documentário - Montanhas dos Muriquis, Serra do Brigadeiro